Fabricada em todo o mundo, os produtos formados por Lã de Rocha contam com inúmeras aplicações em vários setores da indústria e construção, como já sabemos. Garantindo conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gerando economia de energia com aumento de produtividade. Neste artigo mostraremos a versatilidade da Lã de Rocha na Construção Civil.
Na construção civil como também nas indústrias dos mais variados segmentos, é preciso saber escolher os materiais mais adequados para as diferentes atividades que serão exercidas.
Primeiramente, vamos as suas principais características e vantagens:
– Baixa condutividade térmica;
– Alta resistência à temperatura e ao fogo;
– Em contato com chama, não queima nem emite fumaça tóxica;
– Alta absorção sonora podendo ser aderidas a vários revestimentos e acabamentos para fins acústicos;
– Não exige manutenção periódica;
– Fácil manuseio, sendo leves, facilmente cortadas e instaladas;
– Disponíveis em várias densidades, desde mantas leves e flexíveis, até muito rígidas;
– Podem ser fornecidas em diversas dimensões, espessuras, formatos e revestimentos, o que não permite o desperdício do material já que o ambiente deverá ser medido antes da compra;
– Não agride a natureza;
– Baixo Investimento.
Além de tudo, é um material versátil com diversas atuações, por isso a importância de saber como pode ser utilizado.
Isolamento Acústico
O barulho influencia diretamente no bem estar das pessoas. De acordo com a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), os barulhos e ruídos do dia a dia interferem na qualidade de vida causando doenças silenciosas como perda da audição, stress, insônia, irritabilidade, pressão alta e problemas cardíacos. É possível que você já tenha lembrado de alguma situação em que um vizinho lhe incomodou além da conta ou até mesmo já tenha recebido reclamações pelo mesmo motivo. Ainda mais quem mora em apartamentos. Sem contar nos barulhos de carros na rua, ônibus e até ruídos vindos de outros cômodos do imóvel.
Por isso, hoje em dia trabalha-se com a exigência e preocupação de atender as especificações acústicas em todos os edifícios novos construídos, a fim de garantir a qualidade de vida daqueles que neles residem.
O isolamento acústico pode ser aplicado em todos os tipos de ambientes, entre eles:
– Estúdios, sala de gravação ou cabine de locução, sala de ensaio ou estudo;
– Escritórios comerciais e ambientes industriais;
– Residências e apartamentos;
– Salões de festas;
– Universidades, teatros, entre outros.
Graças à sua estrutura fibrosa, a Lã de Rocha na construção civil é uma excelente opção para auxiliar na redução de transmissão de som entre ambientes, aplicado em placas de drywall, alvenarias, telhas, portas acústicas, divisórias, sobre forros e sob coberturas. Podendo também ser especificada em contrapisos flutuantes para atenuar os sons de impacto ou com o objetivo de executar o tratamento acústico e anti vibratório de tubulações hidráulicas. E assim, evitando a transferência de uma onda sonora de um ambiente para outro.
Afinal, você já ouviu falar da Lei do Silêncio?
O valor de decibéis limite durante o dia é de 70 dB, e de 50 dB entre 22h e 7h. Isso significa que, em prédios, o barulho deve ser controlado a partir das 22h. Existem ainda outras leis que regulam o volume de eventos e o tempo de duração: grandes shows devem acabar até 4h e o limite de barulho em casas noturnas, ou na rua, também é controlado por decibéis. No entanto, em muitos casos isso não é respeitado.
Evite incomodações com a Lei do Silêncio fazendo o uso do isolamento acústico promovido pela Lã de Rocha em 3 situações:
– Apartamentos: A Lei do Silêncio em apartamentos é uma das mais rígidas. Evite situações chatas com a vizinhança, receba seus amigos a vontade e ainda mantenha sua privacidade;
– Casa noturna: Lembre-se de pensar nisso no momento da construção ou reforma do lugar para evitar multas e muitos problemas, até mesmo o fechamento da casa;
– Bar: Por ser um ambiente que fica aberto, o bar precisa de alguns cuidados. Para conter o barulho e não atrapalhar a vizinhança, alguns materiais isolantes ajudam a absorver as ondas sonoras, impedindo que elas criem reverberação.
Isolamento Térmico com Lã de Rocha na construção civil
A Lã de Rocha é um material incombustível e por isso é indicada em todo tipo de projeto de edificações comerciais ou residências. Pode suportar até 750ºC sem alterar a sua estrutura, sendo largamente usada para a proteção passiva contra incêndio em estruturas metálicas evitando colapso em caso de incêndio. Logo, é encontrada nas portas corta-fogo em edifícios, proteção de shafts e escadas. Seu isolamento térmico ainda possibilita o uso racional de energia, principalmente nos sistemas de ar condicionado, possibilitando o uso de equipamentos de menor por e com isso, diminuindo o consumo.
Vantagem para quem constrói e quem habita
A grande vantagem da Lã de Rocha ser aplicada na construção civil é a capacidade de proporcionar conforto térmico e acústico em ambientes internos com dupla economia. Quem constrói economiza utilizando um produto de alta performance a baixo custo; quem habita economiza por não necessitar utilizar ar-condicionado e aquecedores com tanta frequência devido à sua capacidade isolante. Os investimentos no imóvel também traz o benefício da valorização do imóvel. Portanto, é rentabilidade garantida na hora de vendê-lo.
Gostou do artigo sobre a versatilidade da lã de rocha na construção civil? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário, ficaremos felizes em responder. Para saber mais sobre os formatos e propriedades de todos os produtos de lã de rocha da Biolã, entre em contato.