Quando se fala em isolamento acústico a primeira ideia é a calma e tranquilidade que o resultado da sua aplicação trará. O segundo pensamento são os benefícios que vêm em conjunto com essa calma e tranquilidade.
De acordo com a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), os barulhos e ruídos do dia a dia interferem na qualidade de vida causando doenças silenciosas como perda da audição, stress, insônia, irritabilidade, pressão alta e problemas cardíacos.
Por isso, e também pelo desejo de ter maior privacidade é que tem crescido muito o uso do isolamento acústico na construção civil.
Objetivos
Ruídos e vibrações já se tornaram um problema muito comum da atualidade.
Como solução a este problema, o isolamento acústico tem o objetivo de diminuir ou eliminar a passagem de som do interior de um ambiente para os ambientes vizinhos, além de isolar ruídos externos que interfiram no ambiente interno.
Um bom projeto deve focar no controle dos ruídos, bem como em garantir conforto aos moradores do imóvel. Portanto conforto e privacidade precisam ser prioridade no momento da construção.
O isolamento acústico é usado especialmente em apartamentos, onde a preocupação com barulhos, ruídos, vibrações nas paredes e estruturas tem sido maior. Além é claro da preservação da privacidade.
Com facilidade de aplicação e montagem, possui sistemas de fixação estrutural simples e permite recortes para passagem de interferências ou adaptações.
Podendo ser aplicado em painéis, pisos, divisórias ou mezaninos, é adequado tanto no segmento industrial quanto na construção civil, em que, questões de estética e integração arquitetônica, são importantes.
O isolamento acústico pode ser aplicado em todos os tipos de ambientes, entre eles:
- estúdios, sala de gravação ou cabine de locução, sala de ensaio ou estudo;
- escritórios comerciais e ambientes industriais;
- residências e apartamentos;
- salões de festas;
- universidades, teatros, entre outros.
Portanto, o isolamento acústico promove muitos benefícios para quem vive nos ambientes onde for instalado, independentemente, se ambientes comerciais, industriais ou residenciais.
O combate ao ruído é importante e deve ser prioridade principalmente nas obras novas. Isso além de proporcionar o conforto e bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos moradores, faz com que a cultura do uso isolamento acústico seja reforçada.
O investimento em isolamento acústico no imóvel também traz o benefício da valorização do imóvel. Portanto é rentabilidade garantida na hora de vende-lo.