Ao engrenar no estágio de engenharia e arquitetura, os estudantes começam a conhecer na prática o papel que irão desenvolver ao longo de suas carreiras, vivenciando assim a responsabilidades que carregará na hora de organizar uma construção.
Mas, no entanto, não deve ser direcionado papeis principais neste momento e sim a tarefa de auxiliar durante as obras, para que os estagiários saibam quais serão as dificuldades e situações diversas que irão enfrentar no decorrer do processo de construção.
Eles devem também passar pela parte administrativa no escritório do canteiro de obras para que possam ter uma visão mais ampla sobre o que é a área de sua formação. Ambos devem aprender a diferença entre a qualidade e diversidade dos produtos e a utilidade de cada um que irão usar no andamento do serviço.
Algumas atividades não devem ser direcionadas ao estagiário, somente atividades simples as quais aconteceram no decorrer do dia como preenchimento de fichas, por exemplo, ou até mesmo checklist, sendo tarefas que deverão ser feitas sempre na presença de um engenheiro ou arquiteto responsável, que auxiliará o estudante na hora de entender e executar tais tarefas deixando assim o seu aprendizado mais completo, proveitoso e lhe dando uma versatilidade no ramo de arquitetura e engenharia.
É importante que durante todo o período de estágio, o estudante passe por diversas tarefas diferentes, para que esse processo seja não só uma formação profissional, mas que possa ser um laboratório de aprendizagem que duram em média 2 anos dependendo da instituição contratante e neste período deve ser feito um rodízio dentre os departamentos participando de atividades nas obras, mas também passando um tempo produzindo no escritório.
Deveres e práticas no estágio
A procura por um estágio deve estar na lista de prioridades dos estudantes de engenharia e arquitetura, pois amplas são carreiras que envolverão vidas em seus projetos e obras.
No estágio é o melhor lugar para colocar em prática o que se aprende na teoria em sala de aula, que irá propor experiência e maior embasamento quando o estudante se formar.
Ao longo do estágio é imprescindível alocar o estagiário em diversas áreas do projeto e obra para que assim tenham amplo conhecimento no ramo estudo.
Os deveres do estagiário é ter um conhecimento amplo e com isso obter mais entendimento para que seu dia a dia após a formação possa ser seguro em seus trabalhos e assim fornecer o melhor serviço aos seus clientes ou gestores futuros.
A vivência na área irá proporcionar habilidade nas rotinas do ramo, possibilitando aprender todo processo de uma obra em si, após o estagiário ser designado as suas tarefas que serão de total apoio nos canteiros de obra e nunca sendo responsável por algo que deva ser um profissional formado, o estudante deverá passar por todas as áreas para que assim tenha o entendimento vivido de como funciona uma obra do começo ao fim e nos mínimos detalhes possível para obter uma formação ampla e segura.
Segundo a Lei do Estágio (Lei no 11.788) que está em vigor desde 2003 a bolsa auxílio de um estagiário de engenharia civil varia de 1.500,00 a 2.000,00 e para não influenciar na vida acadêmica, o horário de estágio deve ser de 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Deve se ter em mente que não poderá em hipótese alguma assumir responsabilidades como gerir entrega de obra, planejar ou organizar problemas na obra, capacitar equipes, garantir o cumprimento de custos ou prazos e qualidade da obra, fazer negociações, elaborar e responder pela previsão da obra.
Preparação para o futuro profissional
Após o término do estágio será possível ter versatilidade nas tarefas que irão cumprir na vida profissional, assim que formado poderão oferecer serviços de qualidade em todas as áreas estudas e vivenciadas.
A engenharia e arquitetura são ramos de atividades que envolvem segurança e pessoas por isso a formação e experiências adquiridas são fundamentais para termos no mercado, profissionais que possam garantir e assumir responsabilidades em projetos, que escolham somente material de qualidade em suas obras e que executem com mais proficiências os trabalhos que irão passar em sua trajetória.