Os tubos de lã de rocha são peças semi-rígidas, processados na forma de fibras e aglomerados. Eles servem para promover o isolamento térmico e acústico das tubulações de uma determinada construção.
Essa peça é moldada em forma de cilindro oco e apresenta um corte longitudinal que divide a peça em duas partes iguais.
Seu bom desempenho faz desse item um dos mais utilizados no mercado, pois a qualidade térmica e acústica que ele proporciona é superior a qualquer outro item similar.
Esse tubo deve apresentar uma tolerância dimensional que varia entre 21,3mm e 323,8mm externamente e internamente deve apresentar uma variação entre 22,5mm e 331mm.
Vale ressaltar que os tubos com diâmetro superior a 300mm devem ser considerados peças especiais e por isso precisam ter suas características indicadas no documento de compra.
Os tubos de lã de rocha devem apresentar uma condutividade térmica que não exceda o valor de 0,121 W/mK a uma temperatura de 350ºC.
Com relação a sua densidade de massa aparente, esta não deve exceder o valor de 165 kg/m³ conforme a ASTM-C-302.
Um outro detalhe que deve ser observado nos tubos de lã de rocha é a sua incombustibilidade.
Nesse caso os testes devem ser efetuados de acordo com a ISO 1182, sendo que os resultados devem atender às exigências de A1, A2 e A3, conforme critério de avaliação apresentado na norma.
Com relação ao teor de cloretos e silicatos presentes nos tubos de lã de rocha, a amostra dessas substâncias deve ser submetida ao teste da ASTM-C-871 que por sua vez deve estar em conformidade com a ASTM-C-795.
No que se refere ao limite de temperatura de uso, a contração linear da amostra, quando submetida ao especificado na ASTM-C-356, não deve exceder o percentual de 3%, testado no limite de temperatura declarado pelo fabricante.
Lembrando que os testes de condutividade térmica e densidade de massa dos tubos de lã de rocha devem ser realizados com um mínimo de 4 amostras, no qual toma-se como resultado a média aritmética dos valores obtidos nos respectivos testes.
Já os testes de incombustibilidade, teor de cloretos e silicatos e o de limite de temperatura em uso são realizados com um mínimo de 4 amostras, sendo que o lote só deve ser aprovado caso os resultados estejam dentro dos limites estabelecidos na norma.
Documentos complementares que devem ser consultados para aplicação da norma
Para aplicar esta norma técnica corretamente é preciso consultar os seguintes documentos complementares:
- NBR 10411 – Inspeção e amostragem de isolantes térmicos – Procedimento
- ASTM-C-177 – medições de fluxo de calor em estado estacionário e propriedades de transmissão térmica
- ASTM-C-302 – Densidade de isolamento térmico pré-formada da cobertura do tubo
- ASTM-C-335 – Propriedades de transferência de calor no estado estacionário do isolamento da tubulação horizontal
- ASTM-C-356 – Contracção linear de isolamento térmico a alta temperatura pré-formado submetido ao calor de imersão
Vale lembrar que os tubos de lã de rocha devem vir em uma embalagem contendo a identificação do produto, suas dimensões, o nome do fabricante e também a quantidade do produto existente na embalagem.
Além disso, o produto deve obedecer exatamente ao que está disposto no documento de compra.
Portanto, estas são as normas técnicas dos tubos de lã de rocha. Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário.