As mantas termoisolantes compostas por lã de rocha são uma boa opção em ambientes que precisam de um isolamento térmico e acústico.
Seu excelente desempenho e preço reduzido faz com que este material esteja presente nos mais diferentes tipos de obras.
O bom desse material é que além do revestimento de paredes, ele também pode ser utilizado em contrapisos para reduzir os sons produzidos por impactos. Também pode evitar vibrações provenientes das tubulações hidráulicas.
Mesmo parecendo uma alternativa bastante versátil, as mantas termoisolantes à base de lã de rocha não são indicadas em alguns casos, especialmente nas situações onde o material precisa ficar exposto.
Para ser usado em ambientes externos, esse produto precisa ser revestido com uma espécie de tinta vinílica nos forros modulares, ou então com polietileno, véu de vidro, dentre outros elementos têxteis.
Esse é um dos padrões de uso indispensáveis nos casos onde a lã precisa ficar confinada em espaços inacessíveis.
Normas técnicas e especificações das mantas termoisolantes a base de lã de rocha
Quando o assunto é isolamento acústico, o projetista precisa ter atenção em relação a alguns detalhes, tais como a espessura e densidade do produto. Outro detalhe que o projetista deve observar é o seu coeficiente de absorção de sons.
Geralmente os fabricantes disponibilizam o material em diferentes espessuras, mas as que são mais utilizadas nas edificações são as de 50, 70 e 90 milímetros.
O tipo de ambiente também interfere no uso desse material. Como a manta de lã de rocha retém água, seu uso é desaconselhável em áreas muito úmidas e molhadas.
Isso porque o contato com a água, embora não danifique o material em si, compromete a sua função acústica – deixando-a mais enfraquecida mesmo depois ter secado por completo.
O profissional que aplicará a manta de lã de rocha deve estar usando materiais de proteção individual. São exigidos: luvas, óculos e máscara descartável (especialmente se estiver realizando o trabalho de instalação em ambientes com pouca ventilação).
A manta deve ser acomodada de modo a preencher as cavidades em sua totalidade, sem apresentar descontinuidades.
Para fazer uso desse material nos mais diferentes tipos de obras e construções é preciso obedecer às normas técnicas voltadas para esse tipo de produto.
A CEE 155, que trata dos materiais usados como isolantes térmicos e acústicos, é responsável pela criação dessas normas técnicas. Atualmente estão em vigor as seguintes normas:
- ABNT NBR 13047 – Faz referência as Mantas termoisolantes à base de lã de rocha;
- ABNT NBR 11364 – Diz respeito aos painéis termoisolantes à base de lã de rocha;
- ABNT NBR 11363 – Referencia os Tubos termoisolantes à base de lã de rocha;
- ABNT NBR 11626 – Trata dos Isolantes térmicos de lã de rocha – Flocos
- ABNT NBR 11722 – Diz respeito aos Feltros termoisolantes à base de lã de rocha
Obedecendo rigorosamente às normas técnicas estabelecidas para o uso das mantas termoisolantes você terá um resultado final mais qualificado e seguro.
Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.