Conhecer os materiais adequados para utilizar em uma obra de grande proporção ou em um projeto de arquitetura é essencial para qualquer engenheiro civil ou arquiteto responsável por essas ações.
Dentre os mais diversos tipos de materiais utilizados para trabalhar o revestimento interno de residências e ambientes comerciais ou industriais, a lã de rocha é uma das preferidas desses profissionais, por sua versatilidade e características únicas.
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre as mantas resinadas – também conhecidas como mantas de lã de rocha – e suas funções em uma obra. Confira!
Mantas resinadas: características
As mantas resinadas são materiais formados por uma trama de fibras flexíveis aglomeradas à resinas não curadas, que conferem a esse produto características únicas de isolamento de ambientes ao ser usadas nos revestimentos.
Esse tipo específico de lã de rocha é preferencialmente utilizado na construção civil no desenvolvimento de indústrias ou ambientes que serão expostos a um grande volume de som ou a temperaturas elevadas.
Principais funções das mantas resinadas
Criar isolamento térmico de ambientes
Assim como outros produtos desenvolvidos à partir da Lã de Rocha, as mantas resinadas são muito procuradas para criar um isolamento térmico em ambientes que precisam ter essa característica controlada.
Como apresentam baixo nível de condutividade térmica, esse material se torna ideal para garantir ambientes com temperatura agradável e ideal para cada tipo de construção civil.
Controlar o ruído com o isolamento acústico
Da mesma maneira que as mantas resinadas apresentam alta capacidade de criar isolamento térmico, elas também são responsáveis por garantir excelentes índices de isolamento acústico, desenvolvendo ótimos ambientes protegidos do efeito do som.
Essa característica é interessante para quem precisa valorizar o silêncio dentro de suas estruturas ou, principalmente, isolar o som interno para que não interfira no exterior.
Não prejudicar o meio ambiente
Uma característica importante a ser considerada nos materiais de construções atualmente é o seu efeito no meio ambiente, visto que a sustentabilidade está cada vez mais em alta.
As mantas resinadas garantem essa condição, não reagindo com as superfícies que mantem contato ou expondo o ambiente à toxinas e outros químicos prejudiciais.
Resistir a altas temperaturas
Os revestimentos para indústrias devem ser preparados para resistir a altas temperaturas, sem colocar em risco a estrutura da construção ou as pessoas que lá trabalham.
As mantas resinadas são produtos incombustíveis, que resistem à temperaturas de até 750ºC sem nem mesmo apresentar alterações em sua estrutura física.
Por esse motivo elas são opções frequentes na construção de fogões industriais ou ambientes expostos à altas temperaturas.
Você já utilizou as mantas resinadas em algum projeto civil? Ficou curioso e quer saber mais sobre elas? Compartilhe conosco suas dúvidas sobre esse material e sua utilização!