Como bem sabemos, a Manta de Lã de Rocha resinada Biolã é um produto isolante aglomerado com resina não curada, formado por uma trama de fibras flexíveis que possuem excelente resistência química e à temperatura, além de baixa condutividade térmica associada a uma ótima absorção acústica.
A função da Manta de Rocha Resinada está ligada à utilização em construção civil ou em indústrias como isolante térmico ou acústico. A Lã de Rocha é vastamente usada nos seguintes seguimentos de mercado: Industrial, Construção Civil, Naval, Petroleiro, Termelétrico, Proteção Passiva contra o fogo, Hidropônico, entre outros.
Qual é a sua finalidade?
As propriedades da Manta de Rocha Resinada são: condutividade térmica, dada pelo baixo nível de condutividade térmica, sua acústicas, que são elevados índices de absorção acústica e por fim a sua inércia química, que não ataca as superfícies com as quais mantém contato.
Seu processo de fabricação se resume a produção de fibras que são compostas posteriormente por algum aglutinante de resina.
Durante o processo de produção as fibras são prensadas na densidade e espessuras desejadas.
Formando assim, placas rígidas ou semi-rígidas, feltros e flocos, o que pode depois converter-se em outros materiais tipo: tubos, peças moldadas, forros, porta corta-fogo, entre outros.
A Manta de Rocha Resinada é considerada um excelente Isolamento Térmico para equipamentos e tubulações Industriais ou Isolamento Acústico podendo ser aplicado em forros, paredes de Dry-wall ou sob pisos flutuantes, podendo ainda ser usada criativamente como meio para a germinação de plantas no sistema de Hidropônia.
Sua densidade pode variar desde 30kgm³ até 300kgm³ e seu ponto de fusão da em temperaturas de operação, se dá a partir da temperatura de 1200°C e se comportamento ao fogo (incombustível), resiste a temperaturas de até 750ºC sem modificar sua estrutura física.